quarta-feira, 11 de março de 2009


Descrição do processo de modelar uma peça
A modelista recebe do designer ou do cliente a ficha técnica, o cróqui técnico, a tabela de medidas, o modelo e/ou a ilustração, informações sobre os motivos dos tecidos, as matérias-primas, os acessórios, etc. No cróqui técnico estão designados os pontos foco, na tabela de medidas os valores de todos os tamanhos a executar.
De seguida, a modelista analisa e interpreta a ilustração, o cróqui técnico e todas as informações adicionais (tabela de medidas, tecidos, acessórios, etc.).
Construir os moldes-base do modelo no tamanho base respeitando os valores da tabela de medidas do cliente. Se eventualmente não existir tabela de medidas atribui-se medidas ao tamanho base tendo em conta as medidas Standard definidas para cada tamanho, o factor estético e mobilidade de forma a garantir a vestibilidade das peças.
Execução dos moldes finais com todas as especificações (valores de costura, de baínha, fio direito, referência, designação, tamanho, número de vezes a cortar, furos e picos) para o corte e confecção.
Testar os moldes-base através da execução de um protótipo elaborado pela costureira de amostras num material idêntico ao que irá ser realizado em produção e ter atenção com os detalhes que possam dificultar a produção em série. Na execução do protótipo, a costureira de amostras deve verificar se todos os componentes da peça encaixam correctamente e se todos os pontos importantes estão devidamente assinalados de forma a facilitar o serviço das costureiras.
Os profissionais envolvidos no processo de produção emitem os seus pareceres de acordo com as suas funções.
Fazem-se as correcções necessárias aos moldes-base de um tamanho e executa-se o processo de comprovação.
Graduação do molde no tamanho base para poder ter os diversos tamanhos solicitados pelo cliente.
Executar os moldes finais depois de terem sido feitas as correcções necessárias nos moldes-base de um tamanho e a respectiva graduação.
Elabora-se o plano de corte para o Size Set.
Executam-se as amostras (Size Set).
Envia-se para o cliente o Size Set do modelo para ser aprovado.
Aguarda-se a aprovação do cliente.
Após a aprovação do cliente regista-se na nota de encomenda os artigos e as respectivas quantidades que o cliente pretende. Esta nota de encomenda está sujeita a dois tipos de controlo:
- Controlo ao produto (aparece no topo da lista os materiais e as quantidades);
- Controlo o cliente (os preços, as condições de pagamento e os prazos de entrega).
A partir do momento que exista total acordo relativamente à encomenda, regista-se a mesma na carteira de notas de encomenda e envia-se para o sector do planeamento para que este providencie e garanta a execução da encomenda.
O sector de Planeamento tem o dever de prever, antecipar e organizar para evitar desorganizações, desperdicio de material, de mão-de-obra, acumulação de outros pedidos de clientes e incomprimentos de prazos de entrega. Normalmente o sector do planeamento quando tem mais do que uma nota de encomenda agrupa-as por modelos da mesma referência, por famílias de artigos e ou com o mesmo prazo de entrega de forma a rentabilizar os materiais e a mão-de-obra.
O sector comercial, o de planeamento e o de controlo de produção devem trabalhar em perfeita sincronia para que todo o processo resulte da melhor forma e para que possam defenir quais são os pedidos dos clientes que devem aceitar e que têm a capacidade de os satisfazer inclusive com qualidade.
As empresas devem apostar na qualidade de forma a satisfazerem os seus clientes.
O controlo das notas de encomenda faz-se através da consulta da Fiche Técnica do artigo (onde constam os consumos de material e o tempo de fabrico) e do Ficheiro de Existências (onde consta os stocks de material). De seguida constitui-se a carteira de encomendas e o sector do planeamento agrupa as notas de encomenda por modelos da mesma referência e/ou por iguais prazos de entrega tendo sempre em conta a melhor forma de rentabilizar a mão-de-obra e o material.
A modelista planifica as ordens de fabrico através das instruções que recebe para construir o plano de corte(matriz onde são desenhados os perimetros dos moldes de forma a rentabilar o material que irá ser utilizado e o tempo que será necessário para o corte da encomenda), a Ficha de Estendimento, desencadeando-se assim o respectivo corte que permite uma melhor planificação. O plano de corte poderá ser feito em papel, tecido, malha, forro, entretela,etc..
Dá-se a ordem de fabrico.
Esta deverá respeitar o seguinte:
- O tipo de vestuário e as referências do modelo;
- O tipo de material, motivos, e destino (estampar; riscas; bordar; tingir; pliçar; etc) com as respectivas referências;
- O comprimento e a largura do plano de corte;
- Os tamanhos e as cores;
- O número de folhas por cor;
- As quantidades por tamanho, por cor e o total;
- As datas de recepção e entrega,etc.
O trabalho terá que ser agrupado por modelos com a mesma referência ou famíla, por tamanhos e por tecidos tendo sempre em conta as cores e o número de peças por lote, etc,.
Por vezes trabalha-se com vários artigos de uma só vez.
O trabalho do sector do corte depois será transferido para as costureiras.




A modelista e as suas funções

Modelista de Vestuário:
É o(a) profissional que, no domínio das técnicas e procedimentos adequados e no respeito pelas normas de ambiente, higiene e segurança, analisa o projecto e a ficha técnica do modelo, executa moldes base, efectua transformações, graduações, planos de corte de forma agarantir a vestibilidade das peças de vestuário utilizando métodos convencionais ou assistidos por computador.


Funções do(a) profissional de modelista de vestuário:
- Executar técnicamente as ideias do disegner;
- Estudar a forma;
- Fazer ensaios através da execução em tecido sobre um manequim ou através da elaboração de moldes;
- Executar os moldes base, efectuar transformações e graduações com as respectivas indicações para o corte e confecção;
- Efectuar e executar planos de corte de peças de vestuário;
- Acompanhar tecnicamente a confecção.
- Aferir a vestibilidade.
Uma modelista para ser uma excelente profissional deverá ter sentido de precisão, de noções de geometria e um bom conhecimento das conformações humanas.

As informações que são necessárias para iniciar a actividade de modelar uma peça:

A peça ou a ilustração, o croqui técnico e todas as informações adicionais (tabela de medidas, tecidos, acessórios, etc). Para analisar os cróquis técnicos a modelista terá que conhecer o código de representação (simbologias).

Identificação pessoal

Identificação pessoal
•Nome: Maria de Lurdes
•Idade: 38 anos
•Localidade: Valongo
•Naturalidade: Angola
•Nacionalidade: Portuguesa

Cursos efectuados
•Curso profissional de escritório
•Curso de informática na óptica de utilizadores
•Curso de Corel
•Curso de Raku
•Curso de Astrologia
•Curso de massagista de reabilitação



O que espero do futuro
•Muita saúde física e mental.
•Realização pessoal e profissional.
•Dar ao meu filho as melhores ferramentas para que tenha um futuro melhor.
•Continuar a ser Feliz com as pessoas que mais amo.
•E que haja mais paz no mundo.